Estresse no Final do Ano

tumblr_lcv92oUDck1qawdxmo1_500

Todo ano a história se repete. Chega esta época e o trânsito fica infernal, uma multidão se aglomera nas calçadas, os shoppings, lojas e supermercados  lotam, as pessoas ficam impacientes. Convites para confraternizações, metas no trabalho para cumprir antes do ano acabar, gastos extras, crianças de férias, conflitos familiares exacerbados, discussões sobre onde e com quem passar o Natal, comilanças, excessos de álcool. Um verdadeiro caos.

Para piorar ainda mais, nos consumimos no balanço autocrítico do que queríamos ter feito no ano que passou e que nem chegamos perto. Para os solitários, o peso de ver todo mundo aparentemente feliz nesse mundo plastificado e irreal vendido como um produto de Natal. Ausências de seres queridos que se foram acrescentam um desconforto extra as comemorações. A sensação de estar fora do padrão cria um estresse opressivo.

As obrigações sociais se impõem. O consumismo cobra seu preço. Dizer sim quando queremos dizer não se torna uma necessidade conflitante. Acabamos cedendo a todas estas pressões sociais e assim terminamos esgotados, sem energia, nervosos e irritados. Pesquisas mostram um aumento considerável  do nível de estresse em dezembro entre os brasileiros.

Perceber este jogo social é o primeiro passo. Encontrar um espaço interno de re-alinhamento se torna impreterível. Providenciar um momento de paz e equilíbrio energético certamente traz benefícios únicos, impedindo que o estresse tome conta do nosso organismo debilitando nossas defesas imunes e nos tornando susceptíveis ao adoecimento. Acupuntura, moxabustão, desintoxicação alimentar, equilíbrio nutricional, meditação e silêncio podem ser um oásis no meio da loucura que toma conta da sociedade nesta época do ano.

Ninesh

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s