Meditar por meia hora todos os dias ajuda a aliviar sintomas de ansiedade e depressão, foi a a conclusão do mais recente estudo publicado pelo JAMA (The Journal of the American Medical Association).
“Um grande número de pessoas recorre à meditação, mas esse exercício não é considerado parte de alguma terapia médica. A nossa pesquisa mostrou, porém, que a prática parece aliviar os sintomas da ansiedade e depressão tanto quanto os antidepressivos em outros estudos”, diz Madhav Goyal, professor da Universidade Johns Hopkins e coordenador do trabalho.
Eles constataram que a meditação “mindfulness”, conhecida como “de plena consciência” ou “atenção plena” e que consiste em concentrar a atenção no momento presente, sem julgamento, mostrou-se particularmente efetiva para reduzir ansiedade, depressão e dor.
“Os médicos devem estar cientes de que a meditação pode resultar na redução das consequências negativas do stress psicológico. Assim, eles devem estar preparados para falar com seus pacientes sobre o papel que um programa de meditação pode ter para enfrentar o estresse psicológico”, concluíram os pesquisadores. .
O artigo é uma revisão sistemática e metanálise de 75.3 18 citações e foram incluídos 47 trabalhos clínicos com 3.515 participantes.
Para ler o artigo original clique aqui
.– Ninesh –