Cuidar para Viver Bem

lanternas-de-papel-ou-luminaria-17489796
Há mais de 5.000 anos, na China Antiga, o papel do médico era o de cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas que moravam na sua pequena aldeia. Recebia o seu pagamento para realizar a manutenção da saúde daquelas pessoas e portanto era procurado não só em caso de doença, mas para realizar uma verdadeira prevenção.
.
A Medicina Tradicional Chinesa, seguindo a abordagem taoista do Yin e do Yang onde os opostos se incluem mutuamente, não vê a doença e a saúde como entidades separadas.  O adoecimento é entendido como um processo de desequilíbrio da energia vital.
.
Assim as orientações sobre alimentação, hábitos diários, higiene, sono, sexualidade, exercícios, meditação junto com a prática constante da acupuntura, moxabustão e fitoterapia como métodos equilibradores, serviam para manter a energia vital sempre limpa e circulante.
O médico e o paciente formavam um todo onde cada um exercia com responsabilidade sua função para manter dentro do possível um equilíbrio e uma harmonia dos aspectos físicos, mentais e espirituais.
.
Conta a lenda que quando uma pessoa ficava doente era acessa uma lanterna vermelha na porta da sua casa, sinalizando que o equilíbrio tinha sido quebrado e a doença tinha chegado. Hora talvez de compreender e aceitar as limitações e fragilidades do corpo humano.
– Ninesh –
Anúncios